sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

ENEM, faça o favor de sumir!!


Olá gente, tudo bom?

Então, de novo eu vou prestar vestibular e sinceramente? O ENEM me desestimula e sabe por quê? Porque esse ano a maioria dos aprovados foram alunos cotistas e eu simplesmente não acho justo! Infelizmente, ou felizmente, eu não sou cotista porque os meus pais, graças a Deus sempre puderam pagar um colégio particular pra mim e pra minha irmã! Assim como muitos pais, eles se esforçaram pra dar o melhor do ensino pra os próprios filhos e (provavelmente) ficaram desapontados quando os seus filhos não foram aprovados nas universidades públicas.

Pelo amor de Deus, eu tenho uma amiga super inteligente e extremamente esforçada, que eu admiro pra caramba, que passou na USP, UNESP, UNB e pelo ENEM ela foi parar na universidade federal de Uberlândia, que justiça é essa? Não que eu esteja desmerecendo a universidade, claro que não, mas ela com toda certeza conseguiria ter passado em outro lugar mais próximo ao que ela queria e para o curso que ela queria...
Agora eu pergunto, eu vou precisar marcar na opção do questionário socioeconômico que sou cotista pra conseguir passar? Porque é o que está parecendo! O melhor colégio de Teresina, que todo ano fica entre os 10 melhores do Brasil, teve poucas aprovações no ENEM desse ano, poucas que eu digo foram menos do que o esperado por praticamente todos. Ainda por cima, vem um jornalista local completamente babaca dizendo que os colégios particulares não atingiram a meta esperada pelas universidades... Ah, ta bom!!O ENEM é simplesmente um erro do governo que, na minha opinião tenta copiar os EUA, mas que até agora não conseguiu o resultado!

Cara, as pessoas já vão fazer o ENEM pensando “O que dará errado esse ano?”, como pode uma coisa dessas? Cadê todo o sistema seletivo? Conheço gente que se matou de estudar ano passado e esse ano vai tentar de novo porque não conseguiu passar. Sendo que a prova, é de um nível até mesmo banal, feito para estudantes de colégio público que por culpa do governo não recebem a educação decente que supostamente deveriam receber.

Pra encerrar, penso que o governo deve tomar medidas pra mudar isso. As cotas podem existir claro, mas de um jeito balanceado né? Deve haver justiça e as pessoas devem protestar, porque de pouquinho em pouquinho as coisas andam! Se isso continuar, do que vai adiantar pagar tanto por uma boa educação pra no final de todo o processo a pessoa não atingir seu objetivo? E não por falta de esforço...

Bem, reflitam um pouquinho, posso não ser a melhor com as palavras, mas acho que consegui deixar bem clara as minhas idéias!

Um beijo e até a próxima! ;*

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. aff, num dá pra apagar depois que posta não é?! Odeio isso..rsrs Só VEJO OS ERROS DEPOIS QUE POSTO, sempre assim!

    ai vai a correção corrigida..rsr


    Ana, respeito sua opinião. Mas no curso de pedagogia ( no qual fui aprovada) a oferta era de 40 vagas no geral e apenas 16 para cotistas e a inexistência de cota racial. E o nível não é baixo, pois faz uso de algo usado muito nas escolas privadas chamado DIALÉTICA, muito mais proveitoso por sinal, diferente do aplicado em escolas públicas como a que eu estudei, chamado de metafísica.
    Resumindo: QUE TIPO DE 'SELEÇÃO' vc fala?
    POBRE não pode estudar em UF não?
    E digo com orgulho: SOU COTISTA! Passei em 11° lugar de APENAS 16 vagas para cotista de 40 no TOTAL, com concorrência de 45 por 1 vaga.
    Então será que passei só por ser ESTUDANTE DE ESCOLA PÚBLICA?
    VIVA EDSON LUÍS!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom, primeiro eu apaguei os outros comentários por serem repetições e por esse aqui ser a correção!
      Segundo, o seu curso pode ter sido desse jeito, mas por exemple, em medicina das 50 vagas, 26 foram pras cotas! Mais da metade! Isso não é correto!
      mas enfim, cada um tem um ponto de vista, não posso fazer nada!!
      bj

      Excluir
  4. Eu acho que você está certa, e acrescento ainda mais que o ENEM é feito não para pessoas que tem conhecimento profundo e sim pessoas malas, safas, que sabem se safar em qualquer daquelas questões banais .. outra coisa, todo ano tem realmente um problema e isso é paia .. Só que para fazer o enem você não precisa estudar milhares de conteudos e sim se sintonizar no mundo atual e nos acontecimentos marcantes, sendo que eu acho que deveria passar no enem quem mais se esforçou e estudou mais, não quem esteja assistindo o jornal nacional e se atualizando na internet sem dar a mínima pra estudos .. Não estou dizendo que o enem é só atualização, sei que tem questões que precisa de conteudo, mas infelizmente são a minoria ;/ E sobre a questão de cotas, eu acho que como o ensino das escolas públicas nem se comparam com as particulares, então eu acho justo dar uma oportunidade aos menos privilegiados, agora quando a questão de cotas para negros, eu acho bastante errado, pois mostra que eles não tem a mesma capaidade intelectual que os arianos tem para passar no vestibular e por favor né, essa é uma discussão que deve acontecer mais colocando um ponto final nesse tipo de cota . É Ana Maria, coloquei aqui minha humilde opnião, esclarecendo o que eu acho a respeito, continue fazendo textos e me mandando o link pra eu ler, achei bem interessantes alguns que eu lii, um beijão e até o próximo texto ;) ass : Rodrigo Araújo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, cota pra negro é racismo e mesmo alguns achando isso, ainda assim marcam a opção pra poder ter mais chances!
      De qualquer forma obrigada por comentar e deixar a sua opinião!
      Bj

      Excluir
  5. Sou à favor das cotas e do Enem. Acho que você ainda não é madura o suficiente para entender o funcionamento das cotas e do Enem. Por mais que as cotas ainda funcionem de uma maneira bem equivocada, de uma certa maneira ela universaliza o ensino público. E, pelas suas palavras, está bem claro que pelo fato de você ter uma condição de vida superior à de muito cotista, você merece a vaga dele. E, infelizmente, isso não é verdade. O Enem é uma meritocracia meio às avessas, mas ainda assim é um processo seletivo em maturação que deve ser respeitado. Uma das maiores acertivas do Estado foi institucionalizar um vestibular em nível nacional que permite você fazer suas provas no PI e jogar suas notas na UFU! É uma pena você ser cega para esse tipo de coisa. E, além disso, de desmerecer mesmo que não tão intencionalmente assim uma das universidades mais Humanas e que conseguem manter projetos de pesquisas razoáveis! Pense bem antes de qualquer comentário banal sobre qualquer assunto. MAS as opiniões estão aí para serem ouvidas e analisá-las. E aqui está a minha.

    ResponderExcluir
  6. Ana, eu concordo 100% com o nosso amigo Anônimo aqui. Eu mesmo fui sacaneado pelo Enem, não tenho medo nenhum de falar isso. Fiquei puto mesmo. Mas aí eu percebi uma coisa: nós somos sacrificados para que o governo aumente seus índices. Com os cotistas ocupando 60% das vagas aqui da UFMA, eles podem alegar que a escola pública, índigenas etc estão em peso na universidade, o que caracteriza uma universalização do ensino. Aí o governo ganha pontos com a sociedade(pelo menos a maranhenses). A correção das redações é falha e o INEP há de reconhecer isso, sendo esse o fator que mais questiono desde 2009, quando o fiz aos 15 anos(e que ano passado me deixou fora das vagas de Direito na UFPI). Mas enfim, acho que não é por aí também, Ana :( Os cotistas, da maneira deles, merecem a vaga. E você, à sua maneira, tem que correr atrás da tua. Infelizmente é assim. Até gosto do Enem, mas enquanto ele não for executado com maestria, serei um de seus odiadores. E Ana, você vacilou no primeiro parágrafo, sendo bem preconceituosa com os alunos de escola pública. Conheço alguns que, indubitavelmente, merecem qualquer vaga pelo Brasil, não pelas cotas, mas pelo sistema universal mesmo. Sei que são exceções, mas que devem ser levadas em conta e não participar dessa generalização toda. E mais: quem dera eu ter passado na UFU! O anônimo falou uma verdade! Tu acabaste desmerecendo uma excelente UF, que investe na área de humanas com excelência e mantém uns projetos de pesquisa bem legais! Eu entendo teu momento-revolta, mas(mais uma vez fazendo as palavras do anônimo as minhas), cuidado com tuas palavras! Elas podem ser interpretadas erroneamente. BJ

    ResponderExcluir
  7. Pensei que era só eu que pensava isso ¬¬
    Quanto mais se faz cota disso e daquilo, mais segregada a sociedade se torna.Direitos e deveres devem ser iguais para todos.
    :)

    ResponderExcluir